A Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito (SMMT) de Mojuí dos Campos, no oeste paraense destruiu na manhã desta quarta-feira (23), 69 escapamentos irregulares de motocicletas, que foram apreendidos no segundo semestre de 2020 no município. Os escapamentos, chamados de kadron, provocam barulho excessivo.

(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

A destruição dos equipamentos, que são colocados irregularmente nas motocicletas, aconteceu no pátio da Secretaria Municipal de Infraestrutura na Estrada de Rodagem, bairro Esperança. Um rolo compactador foi usado para destruir as peças recolhidas durante a operações realizadas em parceria com a Polícia Militar.


Secretária de Mobilidade e Trânsito Mychele Moreira, agentes de trânsito, subtenente PM Iranilson e 1° Sgt PM Fontele: (Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

De acordo com a secretária de mobilidade e trânsito, Mychele Moreira, essas ações em conjunto com a Polícia Militar tem como objetivo combater a poluição sonora. “Hoje nós estamos realizando destruição de 69 escapamentos inoperantes que fora apreendidos por essa secretaria de mobilidade e trânsito em parceria com a Polícia Militar. O objetivo é de combater a irregularidade no trânsito, entre elas a poluição sonora causada por essas adaptações irregulares”, ressaltou.

Secretária de Mobilidade e Trânsito Mychele Moreira
(Foto: Burlamaqui/ Estado do Pará News)

Ainda de acordo com a secretária Mychele Moreira, além da multa aplicada ao dono do veículo é feita a remoção e apreensão do equipamento. “O condutor é penalizado em multa grave no valor de R$ 195,23 além de perder 5 pontos na carteira e a retenção do veículo até a regularização do mesmo”, afirmou.
(Foto: Burlamaqui / Estado do Pará News)

A Resolução 152 do Conama estabelece o limite máximo de ruído de 95 decibéis para descargas de carros e motos. Acima de disso, é considerado crime, passível de multas e apreensão dos equipamentos.