Três homens foram presos em flagrante, 7 balsas apreendidas e multas de R$ 680 mil aplicadas em ação do Batalhão de Proteção Ambiental (BPMPA), para desarticular um ponto de extradição ilegal de minério, na tarde dessa quinta-feira (20), a reserva de proteção permanente da região de Cristalino, em Alta Floresta (803 km ao norte de Cuiabá).
(Foto: Reprodução)
Policiais receberam informações da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) sobre uma grande quantidade de balsas que estava realizando a extração de minério na região de Cristalino, uma unidade de conservação permanente. Em varreduras pela região, foi identificado o total de 7 balsas, com muitas pessoas.
Os militares se deslocaram para a área e flagraram as balsas em funcionamento e alguns suspeitos em fuga. 3 deles foram detidos pela equipe.
Ao serem questionados, os homens não apresentaram as documentações de autorização para explorar a área, também se negaram a prestar esclarecimentos sobre os responsáveis pelo empreendimento ilegal.
Em seguida, todos foram conduzidos para a Delegacia de Alta Floresta para demais esclarecimentos e foram multados em um valor total de R$ 680 mil, pelos crimes de extração e funcionamento de empreendimentos poluidores em áreas de preservação ambiental.
As balsas apreendidas foram destruídas pelas equipes policiais, em virtude de não poderem serem retiradas do local.
EP Estado do Pará News com informações do portal Gazeta Digital