A Prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA) em parceria com a Sociedade Civil, realizará pela primeira vez a Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento é uma das etapas mais importantes da 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ªCNMA) e tem como objetivo incentivar a ampla participação da população na construção de propostas para enfrentar os desafios climáticos, além de eleger delegados que representarão o município na etapa estadual.
O evento acontecerá no dia 22 de janeiro, a partir das 09h, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Mojuí dos Campos (STTR-MC), localizado na Rodovia PA-431 KM 12, na comunidade Palhal.
O secretário municipal de Meio Ambiente, Maurício Santamaria, destaca a importância da realização da primeira Conferência Municipal do Meio Ambiente em Mojuí dos Campos. Ele observa que, apesar de o município estar inserido nas conferências estadual e nacional, nunca havia realizado uma conferência municipal. “A gestão passada tinha o prazo até o dia 26 de dezembro para convocar a conferência, mas isso não foi feito. A única forma que conseguimos um subterfúgio para convocar a conferência foi através da sociedade civil organizada, com as chamadas conferências livres”, afirmou Santa Cruz.
A participação da população é fundamental na construção de propostas voltadas para a emergência climática, que serão discutidas na Conferência Estadual de Meio Ambiente em março de 2025. Essas propostas não apenas contribuirão para o debate estadual, mas também servirão como subsídios para a implementação da Política Nacional sobre Mudança do Clima e para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente (5ªCNMA), que acontecerá em Brasília entre os dias 6 e 9 de maio de 2025. O envolvimento ativo da comunidade é essencial para que as soluções abordem de forma eficaz os desafios locais e promovam um futuro mais sustentável.
Fonte: Portal Estado do Pará News
Foto: Burlamaqui/Portal Estado o Pará News