A Venezuela reabriu oficialmente nesta quinta-feira (24) a fronteira com o Brasil, após dois anos de fechamento por causa da pandemia da Covid-19.
(Foto: Divulgação)
Dezenas de empresários e caminhoneiros, além de autoridades e moradores dos estados fronteiriços de Roraima, no Brasil, e de Bolívar, na Venezuela, participaram do ato que selou a reabertura.
Das autoridades de Roraima, estavam os secretários estaduais Emerson Baú, de Desenvolvimento e Planejamento, e Marcos Jorge, da Fazenda, e o prefeito de Pacaraima, Juliano Torquato (Republicanos).
Segundo o jornal venezuelano Primicia, uma das exigências para os brasileiros atravessarem a fronteira é a apresentação da carteira de vacinação. Antes, apenas venezuelanos poderiam entrar no País vizinho. E desde o ano passado, apenas o Brasil liberava e entrada dos estrangeiros por via terrestre.
Para o representante de uma transportadora de Roraima, Isaías Sobrinho, a reabertura vai permitir a volta da normalidade do fluxo comercial. “Mas agora, com essa relação aberta de ir e vir, essa relação comercial e social se intensifica, por isso estamos comemorando hoje essa reabertura”, disse.
Com informações da Folha de Boa Vista.