Consumidores que possuem dívidas, de qualquer natureza ou valor, podem recorrer aos Procons estaduais e municipais a fim de negociar as contas atrasadas. A iniciativa da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), chamada Renegocia!, começou nessa segunda-feira (24) e segue até 11 de agosto.
(Foto: schutterstock)
O mutirão nacional visa ajudar cidadãos com dificuldades financeiras antes que os débitos superem suas capacidades de pagamento. Mais de 800 órgãos de defesa do consumidor aderiram ao programa do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
O Renegocia! acontece pouco mais de um mês após o Governo Federal lançar o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes, o Desenrola Brasil.
COMO PARTICIPAR
O mutirão acontece presencialmente, nos órgãos de defesa do consumidor de todo o País, e através do portal consumidor.gov.br. Para participar, é obrigatório apresentar documento pessoal e os contratos das dívidas. Caso não tenha, o consumidor deve levar qualquer documento que comprove o débito, como faturas, comprovantes de pagamento, entre outros.
O programa abrange dívidas de diferentes fontes, como instituições financeiras, empresas de telefonia, água, energia elétrica, entre outros. O objetivo dele é fornecer suporte abrangente para os consumidores em diferentes áreas de endividamento.