Na manhã desta sexta-feira (12) foram empossados os novos membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, para gestão 2024/2025. O ato de posse foi realizado na sede do colegiado, com a presença do prefeito Marco Antônio. Após a posse, ocorreu a eleição da Mesa Diretora.

(Foto: Semsa / PMMC)

O Conselho Municipal de Saúde é formado por representantes do segmento da Gestão, Trabalhadores e Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), totalizando 24 conselheiros, sendo 12 titulares e 12 suplentes. (veja a composição abaixo)

Os novos conselheiros foram empossados pelo prefeito Marco Antônio Lima. “O Conselho Municipal de Saúde é muito importante para o município. A parceria entre o Executivo e o Conselho é crucial, pois promove uma colaboração eficaz na formulação e implementação de políticas de saúde em prol da população”, afirmou.

Atribuição – O Conselho Municipal de Saúde é responsável por formular estratégias e fiscalizar as políticas de saúde no âmbito local. Suas atribuições incluem a participação na elaboração do Plano Municipal de Saúde, o controle social sobre a execução das ações, a análise do orçamento destinado à saúde, a promoção de audiências públicas e a articulação com a comunidade para garantir a transparência e qualidade nos serviços de saúde oferecidos à população.

Além do prefeito Marco Antônio, a ato de posse contou com a presença do secretário municipal de saúde, Glayton Rodrigues, da coordenadora de Atenção Básica de Saúde, Elidiane Moreira e do então presidente do CMS, Francisco Marciano Junior.

Mesa Diretora do CMS

Presidente – Fredson de Araújo Matos (Segmento Trabalhadores)

Vice-Presidente – Nazaré da Silva Carneiro (Segmento Gestores)

1° Secretário – Francisco Marciano Junior (Segmento Usuários)

2° Secretária – Sileuza Barreto Nascimento (Segmento Usuários)

Estado do Pará News com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos