Após detalhado estudo de inteligência, na sexta-feira (15) ação das Forças Armadas, em coordenação com a Polícia Federal (PF), no âmbito da Operação Ágata Fronteira Norte, prendeu cinco suspeitos de envolvimento em atividade de garimpo ilegal na região de Herebe, localizada no interior Terra Indígena Yanomami (TIY).

(Foto: Divulgação)

Na ação a Polícia Federal atuou na destruição de quatro balsas, três geradores e materiais diversos utilizados no garimpo ilegal na TIY. Ainda foi realizada a apreensão de uma antena e 3,3 g de ouro.

Material apreendido durante a ação da PF. (Foto: Divulgação)

Os suspeitos foram transportados para Boa Vista (RR), onde foram submetidos a exames clínicos de higidez física e encaminhados para a sede da Superintendência da Polícia Federal, juntamente com todo o material apreendido.

A ação dá continuidade ao trabalho repressivo de combate a crimes transfronteiriços e ambientais na TIY, que já contabiliza 151 presos, desde o início da operação, obtendo expressiva redução em quase 80% nas atividades de garimpo ilegal, segundo dados das Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), do Ministério da Defesa.

Mais cinco suspeitos são presos e equipamentos de garimpo ilegal são inutilizados em ação repressiva das Forças Armadas

A Operação Ágata Fronteira Norte é uma ação conjunta e interagências, coordenada entre Órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas, estabelecida pelo Decreto nº 11.405, de 30 de janeiro de 2023, alterado pelo Decreto nº 11.575, de 21 de junho de 2023.

EP Estado do Pará News com informações da Folha Bv