Na manhã desta quarta-feira (6), a prefeitura de Mojuí dos Campos, no oeste do Pará, entregou insumos agrícolas para produtores rurais das comunidades Riacho Verde, Porto Alegre, Jatobá e Boa Sorte, atendidos pelo programa Territórios Sustentáveis (TS), desenvolvido pelo Governo do Pará, no âmbito da Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), em execução por intermédio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri).

(Foto: Silvágner Grigório / Ascom / PMMC)

A iniciativa é voltada ao cultivo do cacau e tem como objetivo potencializar a atividade cacaueira no município, além de garantir melhoria da renda e da qualidade de vida dos produtores rurais. Nessa etapa, foram entregues os resultados obtidos na análise do solo das áreas, a interpretação de cada análise e fertilizantes. “Quero agradecer a prefeitura por esse projeto, por esse incentivo. Vai nos ajudar bastante, teremos mais uma fonte de renda pela frente”, disse o produtor rural, Nazareno Farias.

“A execução do programa erritórios sustentáveis vai ajudar os produtores rurais, e com isso teremos uma maior produtividade do cacau também. Hoje estamos entregando esses insumos como parte das ações do programa, a principal delas é a análise do solo. O governo municipal, por meio da Semagri, está trabalhando para garantir a execução desses projetos para beneficiar diretamente quem vive da agricultura”, afirmou o secretário municipal de agricultura, Jailson Mesquita.

“A entrega desses insumos representa o compromisso do nosso governo com o desenvolvimento da agricultura e com o uso sustentável da terra. Essa parceria da Semagri com a Sedap é fundamental para que possamos potencializar também a cultura do cacau. Trabalhamos lado a lado com nossos agricultores, fortalecendo suas atividades, apresentando projetos, programas, dando apoio, assistência técnica e colaborando para o aumento da renda familiar”, destacou o prefeito Marco Antônio.

Objetivo – O TS visa a recuperação de áreas degradadas através de implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), não sendo possível a abertura de novas áreas, segundo a Sedap. Cada produtor receberá mudas ou sementes de cacau e a análise de solo. Após esses resultados, receberão calcário e fertilizantes, de acordo com a necessidade. Além disso, os produtores receberão assistência técnica especializada e orientação para o cultivo e o uso sustentável da terra. O TS em Mojuí dos Campos tem apoio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater).

PROGRAMAÇÃO DE ENTREGAS

06/12 – (quarta-feira)
Produtores das comunidades Riacho Verde, Porto Alegre, Jatobá e Boa Sorte
Local: Comunidade Riacho Verde
Horário: 09h

07/12 – (quinta-feira)
Produtores das comunidades Riacho Verde, Palhalzinho e Igarapé da Lama
Local: Comunidade Vista Alegre do Moju
Horário: 09h

08/12 – (sexta-feira)
Produtores das comunidades Igarapé do Piranha, Corpus Christi, São Miguel e Nossa Senhora dos Navegantes
Local: Comunidade Igarapé do Piranha
Horário: 09h

Estado do Pará News com informações da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Mojuí dos Campos